Pensamento do dia:

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Você é alienado?

Há poucos dias descobri o verdadeiro significado da palavra 'alienado'.

Pensava eu, que seu real significado fosse:

Estar preso em alguma situação, por exemplo.

Mas o que descobri é que ser alienado, é estar aquém das situações. Alienado, é uma pessoa que não toma conhecimento dos problemas sociais e não tem consciência dos seus direitos.

Graças a alguns amigos sai dessa ignorância, quanto a palavra alienado. Tinha em mente que já sabia do seu real significado, e que não me daria ao trabalho de procurar essa palavra no dicionário. E para exemplificarem, meus amigos me questionaram quanto aos últimos acontecimentos futebolísticos. Então percebi que sou alienado (para tudo aquilo que não me interessa).

 Que forte isso. E por deveras vezes agimos assim para com o problema das pessoas.

A nossa vida é tão centrada no nosso eu.

Eu posso. Eu consigo. Eu preciso. Eu, eu, eu e eu...


Segundo o Wikipédia:

"A palavra alienação tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses significados traçam algumas diretrizes para melhor analisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam. Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto.

A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios."

Diante do exposto, percebo o quanto ainda sou alienado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário