Pensamento do dia:

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"Andá com fé eu vou que a fé não costuma faiá..."


No último sábado assisti ao filme "O concurso", um filme não tão novo de comédia nacional, mas muito bom na minha humilde opinião. Ele narra a trajetória de quatro concurseiros rumo a prova final para o cargo de juiz federal. Os personagens passam por vários momentos engraçados. São quatro candidatos diferentes. Um carioca que tenta se dar bem, arrumando um gabarito ou alguma dica quanto a prova final, um rapaz tímido do interior de São Paulo, um gaúcho, muito cobrado e pressionado por seu pai, e um homem de fé.

E no final do filme, quando começam a aparecer os créditos, ouve-se Gilberto Gil cantando:

"Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá...
"


E isso me fez atentar para como se desenrola a história no filme. Se você não assistiu a este filme, pare sua leitura por aqui (risos). Mas essa situação só me faz atentar mais para o fato de que sem fé nada é possível. De verdade, sem clichê gospel. Por que quem acredita alcança aquilo que tanto almeja. E foi isso que Renato Russo cantou em 'Mais uma vez': "Quem acredita sempre alcança...". Eu acredito que Deus honra a Fé das pessoas.

Se formos recorrer a bíblia temos muitos exemplos de Fé. Vamos usar o exemplo de Abraão. No capítulo 22 de Gênesis, Deus pôs Abraão a prova.

"Então disse Deus: Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei." Gênesis 22.2

Se você recebesse essa incumbência de Deus, como reagiria? Hoje ouvimos muito das pessoas que devemos renunciar, abrir mão e sacrificar, mas esse sacrificar que Deus pediu para Abraão era de literalmente matar seu próprio filho, o filho da promessa. E veja qual foi a atitude de Abraão:

"Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe.
Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos". Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos...
" Gênesis 22.3-6

A bíblia não dá muitos detalhes sobre a reação de Abraão, mas como um amigo disse, me dou o direito de acreditar que ele não estava feliz. E quem estaria? É tão interessante pensar que não havia nenhum ruído com relação a reclamações por dele. Imagino se esse pedido fosse direcionado a mim nestes dias. Não sei como reagiria...

"Isaque disse a seu pai Abraão: "Meu pai! " "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? " Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
"Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. " Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá".
" Gênesis 22:7-14

Isso é Fé. Pois sabendo o que Deus pediu não hesitou em nenhum momento ou mesmo deu sinais de murmuração. Um dos sinais da Fé, é calar, silenciar e andar na direção daquilo que se acredita e confia. Precisamos de um fé mais ativa.

Então por que Abraão foi um homem de fé, ele foi aprovado. Que não somente cantemos sobre Fé, mas que busquemos andar em Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário