Pensamento do dia:

sábado, 12 de outubro de 2013

Dia das Crianças!



Hoje é mais uma data especial. É o dia das crianças, mesmo que no Brasil seja um feriado por outro motivo, 'anyway...', o dia mundial da criança é oficialmente o dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Fonte Wikipédia

A declaração do direito das crianças diz:

- Igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
- Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
- Direito a um nome e a uma nacionalidade.
- Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
- Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
- Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
- Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.
- Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.

- Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
- Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Infelizmente, esta é mais uma data que deveria ser especial, mas que é usurpada pelo consumismo, pela cobiça humana e esquecida pelo real motivo pela qual foi criada.

Como disse Renato Russo:

"Vamos celebrar a estupidez humana..."

Ouso acrescentar:

"Vamos celebrar o consumido descabido... O abuso dos que deveriam ser inocentes..."

Mas, que estupidez a minha. Feliz dia das crianças.

Que seja realmente um dia especial para as crianças que são abusadas, obrigadas a agir como adultos, que são escravizadas, ao invés de serem livres, brincar e serem elas mesmas!
 


"Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele."

Lucas 18.16-17

Então, não deixe a criança que existe dentro de você morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário