Pensamento do dia:

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aos pés da Cruz...


Sempre quis escrever utilizando as diversas coisas e situações de nosso cotidiano, mas sempre fiquei um pouco receoso de ser metralhado pelos 'fariseus' de plantão! O interessante disso tudo é que sempre esperamos que alguém dê o primeiro passo... mas acredito que em algumas coisas dou o primeiro passo e vejo refletir a minha atitude nas pessoas.

Deus nos deu uma massa encefálica para ser utilizada por cada um, mas poucos gostamos de exercitar nosso 'brain'. Hoje vou compartilhar algo que vi no blog do Marcos Almeida do Palavrantiga, que diga-se de passagem, tem sido de muita valia.

Eu não gosto muito de música popular brasileira. Não que despreze a nossa cultura pop, mas prefiro me entreter com outros tipos de sons. O Marcos Almeida, sugeriu a seguinte questão:

"Por que alguém se assustaria de ver uma centena de exemplos assim? Vejam como a espiritualidade transborda pelos versos mundanos da nossa música popular brasileira."

E como exemplo, trouxe a seguinte canção:

Aos Pés da Cruz
De: Marino Pinto e Zé da Zilda
Intérprete: João Gilberto
Disco: Chega de Saudade
Gravadora: Odeon
Ano: 1959

Aos pés da Santa Cruz você se ajoelhou
e em nome de Jesus
um grande amor você jurou.

Jurou mas não cumpriu.
Fingiu e me enganou.
Pra mim você mentiu,
pra Deus você pecou.


O coração tem razões que a
própria razão desconhece,
que faz promessas e juras,
depois esquece.


Seguindo este princípio
você também prometeu.


Chegou até a jurar
um grande amor,
mas depois esqueceu.


Em outros posts aqui no blog, já utilizei músicas intituladas por nós 'cristãos', como mundanas, mas eu meio que as camuflei, enfim, entendo que quando encontro verdades descritas em canções 'seculares', e sou confrontado por suas letras como esta, percebo o quando Deus nos ensina através da arte e das mais diversas situações. Nós que decidimos refletir sobre aquilo, ou simplesmente desprezar por estar fora de nossos padrões como um cristão.

Algo tem circulado pelo facebook nos últimos dias que me chamou bastante atenção, por conta de nossa hipocrisia superficial:

"Certa vez em um grande congresso um pastor colocou um vídeo nos telões da igreja da Globeleza dançando semi nua toda pintada e o vídeo durou uns 15 segundos, o povo da igreja ficou todo desconcertado, sem graça, escandalizado. Mas o vídeo passou até o fim e então o pastor perguntou: Alguém se incomodou com esse vídeo aqui na casa de Deus? É claro que o povo se incomodou, mas ninguém falou nada. Então ele disse: Aqui na casa de Deus não é lugar de passar essas coisas, mas na casa de vocês isso passa o dia todo e vocês não fazem nada, será que a casa de vocês não é também a casa de DEUS? Hipócritas são os que se escandalizam quando falam dos erros que ocorrem na casa dos outros, na igreja do outro, na vida do outro e se esquece dos erros que comete em sua própria casa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário