Pensamento do dia:

sábado, 25 de maio de 2013

Versículos que não estão na Bíblia: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos..."

Esta expressão já se tornou um jargão, acredito eu, que não somente no meio dos cristãos, mas em geral ele é utilizado. É mais um dos versículos da bíblia, que não não estão na bíblia. É isso mesmo! Assim como muitos outros, que se Deus permitir, compartilharei por aqui!

Essa frase na realidade foi dita por Albert Einstein:

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança!"


Não existe nenhuma passagem bíblica que traga essa frase literalmente, ao menos eu não conheço. Um versículo que poderia ser utilizado para embasar esta frase, seria a seguinte parte, onde Paulo diz o que o Senhor lhe falou: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2 Coríntios 12.9). Eu gosto de pensar neste versículo e dizer: "Quando penso que sou forte, sou fraco...", isso quando estamos apoiados na força do nosso braço. Talvez alguns podem pensar que o apóstolo Paulo não teve nenhum problema para iniciar o ministério, mas acredito que o passado dele o perseguia às vezes através das pessoas que o temiam.

De qualquer forma, ao ler a bíblia é possível se identificar com vários homens e mulheres, e com suas histórias, e até mesmo olhar para as nossas vidas e constatar a verdade dessa expressão.

Vamos ver alguns exemplos da graça capacitadora de Deus sobre o homem:

Moisés - Foi chamado por Deus para libertar o Seu povo do Egito, mas apresentou primeiro uma prévia dificuldade: "Eles não vão confiar em mim. Não vão acreditar numa palavra sequer. Eles vão dizer: ‘O Eterno apareceu a você? Que nada!’" (Êxodo 4.1) e depois apresentou outra dificuldade ao Eterno: "Por favor, Senhor! Eu não sei falar bem. Nunca tive jeito com as palavras, nem antes nem depois de teres falado comigo. Eu gaguejo e sou inseguro para falar." (Êxodo 4.10); mas Deus veio sobre toda essa dificuldade de Moisés e ele conseguiu cumprir o propósito para o qual foi chamado.

Davi - Foi escolhido como segundo rei de Israel por Deus, era o mais improvável candidato entre os filhos de Jessé. De fato, quando o profeta foi a Belém, a mandato de Deus, para o ungir o novo rei, Davi não estava nem entre os candidatos, mas se encontrava no campo, com o rebanho do pai, pois era o mais jovem da família, o menos experiente. Contudo, foi exatamente ele o escolhido.

No Novo Testamento as vocações dos apóstolos também são significativas. Muitos deles eram pessoas simples e não acostumadas com a liderança. Pedro, por exemplo, era um pescador, pessoa do povo, bruto, escolhido para ser o protagonista da igreja nascente.

Algumas informações foram extraídas do site abiblia.org.

Então, não há impossíveis para Deus. O que há são pessoas cheias de si mesmas, medos e falta de fé. No entanto, existem também aqueles não são, mas pensão que são.

"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor." 1 Coríntios 1.25-31

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." João 15.16

Mesmo que a frase não esteja ao pé da letra escrita na bíblia, podemos compor esta expressão com base nas escrituras, pois pelas características analisadas acima, ela está descrita sim!

Zhé Lopes

2 comentários:

  1. Olá! Encontrei seu blog no comentário que você deixou no blog da Ana Nóbrega e estou amando. Gostei demais das postagens que você fala das musicas dela no blog anterior.
    Estou começando um blog também dá uma passada lá vc vai gostar. Valeu!
    http://stefaneblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stéfane. Muito obrigado pelo seu comentário. Mudei apenas o endereço do blog, mas o endereço antigo ainda permanece. Ainda bem que conseguiu acessar o link, hahah... Vou acessar seu blog sim!

      Excluir